Conar abre representação ética contra live de Gusttavo Lima
16/04/2020 07:42 em Bastidores

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu nesta quarta-feira (15) representação ética contra ações publicitárias de bebida alcóolica nas lives de Gusttavo Lima.

 

A representação aponta a responsabilidade da Ambev e do cantor pelas transmissões "Live Gusttavo Lima - Buteco em Casa" e "Buteco Bohemia em Casa". Nestes vídeos transmitidos ao vivo, Gusttavo aparece bebendo cerveja com marcas em destaque.

 

A Ambev disse ao G1 que orienta artistas das lives que patrocina a seguir as regras do Conar, mas algumas transmissões, por serem espontâneas, podem ter tido desvios, e que a empresa vai reforçar esse pedido (veja nota completa abaixo).

 

A assessoria de Gusttavo Lima disse que só iria se manifestar em resposta a ser enviada diretamente ao Conar, e que não vai comentar o caso agora.

 

"A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas", diz o Conar.

 

"A denúncia cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto", completa o texto divulgado pelo conselho.

 

Em seu site, o Conar diz que este tipo de ação publicitária deve ser feita com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem diminuir os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes.

 

O conselho diz que aguarda defesas da Ambev e de Gusttavo Lima ao seu Conselho de Ética, ou que eles adaptem o conteúdo publicitário às regras. Os vídeos foram transmitidos ao vivo, mas continuam no ar.

 

Veja comunicado enviado pela Ambev:

 

Nesse momento de quarentena, sabemos que as lives de cantores e artistas assumiram um papel relevante e inovador para manter as pessoas dentro de casa e levar um pouco de entretenimento. Para promover a iniciativa, patrocinamos alguns desses eventos, sempre com o cuidado de assegurar as medidas de higiene e distanciamento social e com a devida orientação prévia aos artistas sobre as regras do CONAR de publicidade de bebidas. Além disso, enviamos um guia reforçando as regras do CONAR e treinamos as pessoas envolvidas. Sabemos que em algumas lives, de forma totalmente espontânea, algumas orientações não foram seguidas. Estamos reforçando as regras dado esse novo contexto de entretenimento virtual e estamos mais do que nunca comprometidos com o consumo responsável de nossos produtos.. Vale lembrar que a live é de propriedade do artista, muitas vezes realizada em sua casa, o que representa um desafio.

 

Veja a nota de Gusttavo Lima enviada:

 

Sobre a veiculação de que o cantor Gusttavo Lima está sendo processado pelo CONAR, a assessoria informa que o departamento jurídico já está acompanhando o caso, tratando-se, portanto, de uma citação de processo administrativo (representação ética – confidencial) em trâmite perante CONAR e não se trata de processo judicial. A citação é para prestar esclarecimentos sobre as lives realizadas pelo artista. Sendo assim, os esclarecimentos necessários serão prestados conforme determinado na referida citação. Em razão da confidencialidade, citada na intimação do CONAR, o escritório BALADA EVENTOS não comentará o caso e manifestará perante o órgão no prazo legal.

 

Fonte:G1

COMENTÁRIOS