Ipsemg notifica pensionistas e aposentados que não realizaram o Censo
13/11/2023 08:35 em Minas Gerais

DOM 12 NOVEMBRO 2023  12:15  ATUALIZADO EM DOM 12 NOVEMBRO 2023 12:18/Portal Agência Minas Notícias - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/ipsemg-notifica-pensionistas-e-aposentados-que-nao-realizaram-o-censo)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

São mais de 53 mil pessoas ausentes na atualização de dados; Prazo final é dia 15/12/2023

 

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) publicou nos dias 7 e 9/11, no Diário Oficial do Estado, os editais de notificação para pensionistas e aposentados que não atenderam a solicitação para realização do Censo Cadastral Previdenciário. O procedimento está disponível no site do Instituto (www.ipsemg.mg.gov.br) até o dia 15/12/2023. 

Ipsemg / Divulgação

“As publicações são mais uma forma de divulgar a convocação destes públicos para que façam o procedimento que é obrigatório e está previsto no Decreto Estadual nº 48.620/23”, explica diretor de Previdência do Ipsemg, Diogo Soares Leite.  

Segundo o gestor, todos os pensionistas do Ipsemg foram informados sobre o Censo por meio de correspondências e e-mails cadastrados. Os órgãos do Poder Executivo Estadual e a imprensa também têm atuado como parceiros na divulgação do procedimento para o público no geral, contudo, mais de sete mil pensionistas e 44 mil aposentados ainda não fizeram o Censo Previdenciário. 

“Esperamos que os ausentes atendam a essa última chamada, pois, a não realização do Censo acarretará na suspensão provisória do pagamento dos benefícios”, alerta Diogo Soares. 

Confira as listas publicadas: 

Diário oficial Edital nº 01/2023 (07/11/2023) – pensionistas; 

Diário oficial Edital nº 02 e 03/2023 (09/11/2023) – aposentados. 

Censo RPPS-MG 

O Governo de Minas realiza pela primeira vez o recenseamento dos segurados e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-MG). Além de ser uma obrigação legal, o procedimento tem o objetivo de promover a atualização e consolidação dos dados junto ao Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social. 

O recenseamento vem acontecendo desde junho e, agora, os servidores efetivos ativos do Poder Executivo Estadual também devem fazê-lo. A realização do Censo é fácil e o Ipsemg deixou disponível um tutorial sobre o recenseamento. Para assistir, clique aqui.   

Para acessar mais informações ou tirar dúvidas sobre o Censo, acesse o site www.ipsemg.mg.gov.br ou clique aqui. Para quem preferir, o contato pode ser feito por telefone, por meio da Central Lig Minas 155 (chamadas gratuitas originadas por telefone fixo dentro do estado de Minas Gerais) ou (31) 3069-6601 (ligações por celular ou fora do estado, tarifadas de acordo com sua operadora), clicando na opção 3; em seguida opções 6 e 1. 

Atendimento presencial 

Os servidores aposentados que não possuem acesso à internet podem comparecer à Unidade de Recursos Humanos de seu órgão ou de sua entidade de lotação para a realização do recenseamento. Os aposentados da Secretaria de Educação possuem, ainda, a opção de realizar o recenseamento nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e nas escolas estaduais cadastradas para auxiliar no procedimento. 

Ainda, as unidades Regionais do Ipsemg estão aptas a realizarem o recenseamento, caso o pensionista do Ipsemg, servidores aposentados do Poder Executivo ou servidores efetivos ativos não possuam acesso à internet. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!