Ipsemg orienta aposentados do Executivo sobre realização do Censo Previdenciário
14/08/2023 08:54 em Minas Gerais

SEX 11 AGOSTO 2023  13:25  ATUALIZADO EM SEX 11 AGOSTO 2023 14:15 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/ipsemg-orienta-aposentados-do-executivo-sobre-realizacao-do-censo-previdenciario)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Procedimento é obrigatório. Dúvidas frequentes, cartilha de orientações e vídeos com o passo- a-passo estão disponíveis no site e nas redes sociais do Ipsemg 

 

A segunda etapa do 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS) já começou. Desta vez, o procedimento é direcionado aos aposentados e servidores afastados preliminarmente para aposentadoria, vinculados ao Poder Executivo. 

O Censo Previdenciário é obrigatório e deve ser realizado pela internet por meio do site do Ipsemg ou Portal do Servidor.  

São esperados cerca de 240 mil participantes. Dessa maneira, o grupo foi dividido em escalas, conforme o mês de aniversário, para que o processo seja mais fluído e não sobrecarregue o sistema. Confira: 

  • Aniversariantes de janeiro a março - período de realização do Censo: 7/8 a 4/9; 
  • Aniversariantes de abril a junho - período de realização do Censo: 18/8 a 14/9; 
  • Aniversariantes de julho a setembro - período de realização do Censo: 8/9 a 5/10; 
  • Aniversariantes de outubro a dezembro - período de realização do Censo: 26/9 a 23/10. 

É fácil e bem rápido para atualizar as informações previdenciárias no sistema, contudo, a Diretoria de Previdência do Ipsemg preparou uma série de materiais disponíveis no site do Instituto e vídeos no YouTube Ipsemg Online para esclarecer as possíveis dúvidas e apoiar a realização do Censo. Acesse e assista aos conteúdos: 

  • Senha para primeiro acesso; 
  • Esqueceu a senha; 
  • Passo-a-passo para realizar o censo; 
  • Quem se enquadra como dependente previdenciário?  

Todas as dúvidas foram compiladas e esclarecidas na Cartilha que está disponível no site do Ipsemg, no menu Serviço > Previdência > Censo Cadastral Previdenciário. 

Informações adicionais  

Caso tenha problemas para realizar o Censo na plataforma, encaminhe um e-mail para: censo@ipsemg.mg.gov.br.  

Alterações cadastrais (nome, estado civil) devem ser realizadas junto a Unidade de Recursos Humanos do órgão de lotação do servidor. 

Mais esclarecimentos, entre em contato pela Central de Atendimento LigMinas, telefone 155 (telefone fixo, com chamadas gratuitas originadas de qualquer região de Minas Gerais), ou (31) 3069-6601 (chamadas por celular e de localidades fora do estado, com custo da ligação de acordo com a sua operadora). Opção 03 (Ipsemg), em seguida opção 06 e depois 01. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!