MG: Inmetro alerta a população sobre atuação de falsos fiscais
01/08/2023 16:13 em Minas Gerais

Data de publicação: 31 de Julho de 2023, 19:10h - Por Brasil 61.com - Matéria retirada do portal Brasil 61.com (https://brasil61.com/n/minas-gerais-inmetro-alerta-a-populacao-sobre-atuacao-de-falsos-fiscais-bras239087)

 

Inmetro e órgãos delegados não fazem fiscalizações residências, apenas em estabelecimentos comerciais e industriais

 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alerta a população de Minas Gerais sobre a atuação de criminosos que estão utilizando uniformes, crachás e documentos falsificados, alegando serem fiscais do órgão para aplicar golpes nos moradores.

Os golpistas solicitam uma verificação das instalações do gás de cozinha para verificar possíveis vazamentos. Depois, eles insistem na substituição imediata dos reguladores e mangueiras, que vendem por um valor acima do praticado no mercado. Além disso, chegam a ameaçar aplicar multas caso a troca não seja feita.

A Polícia Civil de Minas Gerais informa que o “Golpe do Fiscal do Inmetro” segue a lógica do “Golpe do Falso Presente”, em que um indivíduo presta um serviço não solicitado e o golpista aproveita o momento de pagamento para debitar valores altos na conta da vítima. “Se porventura você estiver sendo vítima de um golpe como esse, entre em contato imediatamente com a sua agência bancária e procure a delegacia mais próxima para o registro da ocorrência e representação”, alerta a delegada Bianca Prado.

Até o momento, uma denúncia descrevendo "Golpe do Fiscal do Inmetro" foi registrada, em Vespasiano. O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Polícia do município — e há previsão de análise de documentação referente às transações bancárias.

Yohann Sade, especialista em direito administrativo e regulatório, recomenda cuidados para evitar o golpe. “A nossa orientação para a população é que não deixe ninguém entrar na sua residência sem a conferência prévia das notificações, porque é um direito de cada cidadão solicitar a apresentação de documentos oficiais.”

O especialista ainda informa que os fiscais do Inmetro não fazem fiscalizações, reparos ou vendas de produtos e residências. A atuação dessas autarquias é restrita a indústrias e estabelecimentos comerciais. “Ainda é importante ressaltar que o recolhimento de taxas e multas são feitas via pagamento de GRU, portanto não pague alguém por meio de pix, transferência, cartão ou dinheiro”, complementa.

O instituto sugere à população que, em caso de visitas desses falsos fiscais, registre o fato na Ouvidoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), por meio do formulário Fale Conosco, disponível no site, ou pelo telefone 08000 335 335.

Leia mais:

MG possui sete municípios considerados prioritários para o Pronasci 2

Minas Gerais inicia operação "Férias Seguras" com o apoio de 1,2 mil militares

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!