Óbitos em razão da doença também estão em declínio, com queda de mais de 9% no mesmo período
Publicado em 11/08/2022 18h40 - Matéria retirada do portal do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude)
OBrasil registrou queda de mais de 35% na média móvel de casos de Covid-19 nos últimos 14 dias. Além dos casos, os óbitos em razão da doença apresentaram baixa na média móvel de mais de 9% no mesmo período.
A diminuição nos índices se deve, entre outras medidas, à ampla cobertura vacinal contra a doença no País. Mais 164 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a dose única. Com isso, o Brasil caminha para ter 80% da população protegida com o esquema vacinal primário. Em breve, estados e o Distrito Federal contarão com mais 16 milhões de doses para fortalecer a campanha de imunização.
O Ministério da Saúde destaca que, para efetivar a proteção, é necessário que todos os grupos elegíveis busquem um posto de vacinação mais próximo para complementar a imunização com a dose de reforço. Boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revela que o País apresenta queda na incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) essencialmente em razão das aplicações de reforço.
Ainda segundo o boletim, vários estados estão em situação de platô (estabilidade) e a maioria já apresenta indícios de terem iniciado processo de queda. São eles:
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina; e
- São Paulo.
Campanha de vacinação
Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde distribuiu, para os estados e o Distrito Federal, mais de 518 milhões de vacinas contra a Covid-19. Desse total, mais de 470 milhões chegaram aos braços da população.