Image Map
Saiba como retomar a rotina estudantil com planejamento e organização
02/08/2022 10:04 em Educação

Ministério da Educação enumerou recomendações simples para o estudante se adaptar ao ritmo de estudos com mais facilidade

 

Publicado em 02/08/2022 07h55 - Matéria retirada do portal do Ministério da Educação (https://www.gov.br/mec)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

As férias chegaram ao final, é preciso se preparar para voltar às aulas no segundo semestre, readaptando a rotina para mais um período letivo repleto de aprendizados. Seguindo recomendações preconizadas por instituições de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação mantém diálogo contínuo com os sistemas e redes de ensino na confirmação do respeito às medidas de biossegurança e às ações pedagógicas que favoreçam a garantia das aprendizagens. 

Considerando o momento atual em que podem surgir dúvidas e dificuldades entre familiares, responsáveis e estudantes, sobre como seguir a rotina escolar com segurança e tranquilidade, o órgão reuniu sugestões simples que apoiam o estudante no momento de recomeçar o cotidiano escolar: 

1. Conheça os protocolos de segurança

Os cuidados de combate à propagação da Covid-19 precisam continuar. Ao chegar em casa, é recomendado tomar um banho e colocar o uniforme para lavar. Higienizar sempre as mãos, principalmente antes do horário do intervalo e das refeições, evitar compartilhar materiais de uso pessoal, manter a distância exigida e usar máscaras. Importante destacar que estados e municípios possuem regramentos próprios, trazendo variação aos protocolos, sujeitos às análises epidemiológicas sobre a doença e às orientações dos órgãos de saúde sobre as medidas sanitárias a serem adotadas. 

2. Esteja atento à rotina

As atividades presenciais demandam atenção especial à reconstrução de uma rotina. Nesse sentido, continue atento ao horário certo para dormir e acordar, considerando o tempo que será gasto no deslocamento até a escola. Uma rotina bem estruturada influencia positivamente na concentração do estudante e torna a volta às aulas muito mais confortável. 

3. Organize o material escolar

Durante as aulas on-line, era fácil encontrar o material de estudos, pois costumava estar em algum espaço dentro de casa. Para não esquecer nada, organize, antes de dormir, o material escolar, como livros, apostilas e cadernos, necessários para o dia da aula. 

4. Modere o uso de celulares em sala

Tenha atenção ao uso de celulares e dispositivos eletrônicos. Nas aulas presenciais, aparelhos eletrônicos deixam de estar sempre disponíveis, pois há regras em relação ao uso em sala de aula. Os dispositivos poderão ser utilizados em atividades propostas pelo professor. Fora desses momentos, ele deve ficar guardado. É importante que essa orientação seja seguida para evitar distrações que atrapalhem o estudante a adequar-se à rotina. 5

5. Faça anotações durante a aula

Procure manter a atenção na aula e nos conteúdos ministrados, anotar as dúvidas e apresentá-las ao professor. Os mecanismos antes disponíveis nas aulas on-line, como chats e gravações, que possibilitavam consultas posteriores, deixam de estar disponíveis. Essa orientação também é válida para as anotações referentes aos conteúdos. É provável que, com as videoaulas e os slides, alguns estudantes possam ter perdido o hábito de anotar em seus cadernos os conteúdos apresentados na lousa pelo professor. Manter essas anotações completas possibilita ao estudante visitá-las para estudar. 

6. Mantenha as tarefas em dia

As tarefas são importantes para o acompanhamento das aulas, por isso é fundamental que estejam atualizadas. Crie um cronograma de atividades, considerando:

  • a participação em atividades extracurriculares;
  • a resolução de exercícios;
  • os horários dedicados aos estudos no contraturno;

as datas de provas e atividades avaliativas.

7. Participe de atividades em grupo

Depois de dois anos em isolamento, a socialização é um passo importante para garantir suporte psicológico. Nos intervalos, saia da sala de aula, faça novas amizades e converse com os amigos. Esses momentos são fundamentais para que crianças e jovens estejam confortáveis no espaço escolar e sintam-se pertencentes a um grupo.

8. Observe possíveis reações durante a rotina presencial

A adequação à rotina virá com tempo e paciência. Portanto, não estranhe se o reencontro com os colegas, as mudanças de turma e o aumento de atividades e mais disciplinas causarem certa ansiedade, pois esta é uma reação esperada. Procure acolher esse sentimento, pois ele nada mais é que uma reação natural do corpo às situações novas. No entanto, se isso causar prejuízos à rotina, como esquecimentos, dificuldade de organização, apatia e procrastinação constante, procure conversar com os orientadores, professores e coordenadores da escola. Em alguns casos, pode ser necessário ajuda de um profissional. 

9. Faça pausas

É importante fazer pausas entre as tarefas. Não faça tudo de uma vez, o cérebro precisa de tempo para filtrar as informações e assimilar o que aprendeu. A importância de fazer pausas reside, então, principalmente na necessidade de evitar o cansaço e perda de concentração, pois o estudo eficaz é o qualitativo, não o quantitativo.

 

 Assessoria de Comunicação Social do MEC

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Image Map