[OPORTUNIDADE] Oficina da USP ensina princípios de programação para estudantes do ensino básico
17/11/2021 15:40 em Educação

Em 17/11/2021 às 14:54 - Matéria nos enviada por email por Comunicação ICMC/USP

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Textto disponível no site do ICMC: www.icmc.usp.br/e/16016

 

Os alunos podem escolher entre os dias 20, 24 e 27 de novembro para participar das atividades, que serão totalmente online e gratuitas

Estudantes do ensino fundamental e médio podem participar da oficina online de programação SSPOT-VR – Uma Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação, oferecida gratuitamente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A iniciativa é um dos resultados da pesquisa de mestrado de Gustavo Avellar, que atualmente é aluno do doutorado no ICMC, e o objetivo da oficina é ensinar os princípios de programação dentro de uma estação espacial.

A oficina acontecerá em três diferentes datas, nos dias 20 e 27 às 15 horas, e no dia 24 às 10 e às 15 horas, basta escolher uma das opções disponíveis. Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/d8310. As inscrições podem ser realizadas até o dia da oficina de que o estudante irá participar, ou seja, o formulário ficará aberto até 27 de novembro. Todos os alunos e alunas que se inscreverem na oficina receberão certificado.

As atividades, ministradas por Gustavo, serão totalmente online e gratuitas. A ideia é que os participantes tenham uma aula introdutória e utilizem um aplicativo para programar os movimentos de Mark, robô responsável pela estação de treinamento em programação no espaço. Gustavo também preparou um material para orientar os estudantes e responsáveis a testarem a compatibilidade dos celulares que serão utilizados nas atividades e ajudá-los a instalar o aplicativo. A oficina tem o apoio do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE), que é coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco. 

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Mais informações
Oficina gratuita: Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação
Quando: escolha uma das três datas (20, 24 ou 27 de novembro).
Horário: nos dias 20 e 27, às 15 horas, e no dia 24, às 10 e às 15 horas.
Requisitos: possuir celular compatível com o aplicativo que será utilizado na oficina (SSPOT-VR).
Inscrições: até 27 de novembro.
Demonstração em vídeo do aplicativo funcionando em um celular: https://youtu.be/LXb8WFqUVdw

 

 

Assessoria de Comunicação - Seção de Apoio Institucional

ICMC - USP

www.icmc.usp.br / facebook.com/icmc.usp 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!